- Home
- Recursos do vapor
- Teoria do Vapor
- Golpe de Aríete nas Tubulações de Transporte de Condensado
Problemas de purgador de vapor
Golpe de Aríete nas Tubulações de Transporte de Condensado
Golpe de Aríete nas Tubulações de Transporte de Condensado
Como mencionado em Golpe de Ariete em Equipamentos, o golpe de ariete também ocorre nas tubulações de transporte de condensado.
Em muitos casos, o vapor em alta temperatura e o condensado em baixa temperatura são misturados na linha de retorno de condensado devido ao vapor flash gerado a partir do condensado e ao transporte do condensado, e esta é uma situação que é inerentemente suscetível ao golpe de ariete.
No entanto, uma vez que o condensado transportado não pode ser removido, não existe uma medida fundamental para o golpe de ariete que ocorre nas tubulações de retorno de condensado. A única maneira é mitigá-lo.
O golpe de aríete em tubulações de transporte de condensado ocorre em vários padrões, que são fundamentalmente causados, em sua totalidade, pela condensação súbita de vapor. Os três padrões mais comuns são discutidos abaixo.
Mecanismos & Medidas Preventivas
Chugging
Quando duas linhas de transporte convergem, o vapor flash de alta temperatura pode entrar em contato com o condensado de baixa temperatura. Se não ocorrerem grandes bolsões de vapor, o vapor irá condensar-se rapidamente e causará impactos cíclicos rapidamente e em pequena escala conhecidos como chugging . O nome em inglês (chugging) é derivado do ruído produzido, que soa como se fosse um motor explodindo. A força do impacto não é grande, mas o ruído provocado torna-se um problema.
Você sabe como é o som de chugging ’explosão’?
Medidas Preventivas
Golpe de Aríete causado pelo contra fluxo de vapor vindo das tubulações de transporte de condensado
O golpe de aríete a partir do contra fluxo é causado por um fluxo pulsante de condensado de baixa temperatura em tubulações de transporte do condensado, e é frequentemente visto em fábricas.
Medidas Preventivas
Contramedidas inadequadas
A partir da formação de "grandes bolsões de vapor”
Essa é a forma de golpe de aríete mais frequentemente encontrada em tubulações de transporte de condensado. Ela ocorre em pontos onde a tubulação transportando o vapor flash de alta temperatura e a tubulação transportando condensado de baixa temperatura se convergem. Ao contrário do golpe de aríete resultante do contra fluxo, o vapor e o condensado não fluem em direções opostas para provocar o golpe de aríete. Nesse caso, o problema é causado pela formação de grandes "bolsões de vapor".
Assim como o golpe de aríete causado pelo contra fluxo, os impactos do golpe de aríete podem ocorrer longe ou acima do ponto de convergência da tubulação de transporte. Se for esse o caso, a identificação da causa pode tornar-se bastante difícil.
Medidas Preventivas
Essa medida preventiva é complicada. Você deve primeiro confirmar a diferença de temperatura entre o fluxo em torno do condensado e a tubulação, em seguida, fazer todas as alterações necessárias na tubulação, tais como conectar a linha a uma seção vertical da tubulação.
As medidas preventivas para cada um desses três padrões principais de golpe de aríete têm vários pontos em comum:
- Elas garantem que os bolsões de vapor permaneçam pequenos.
- Elas interceptam o vapor (por exemplo, o vapor flash) que é a causa do problema, ou o conectam a uma linha diferente.
- Sempre que possível, elas evitam o contato entre as passagens horizontais do vapor de alta temperatura e do condensado de baixa temperatura.
Observação: Quando o golpe de aríete ocorre em tubulações de transporte de condensado, a tubulação em si é, por vezes, a causa. Isso torna muito difícil prever a ocorrência ou localização do golpe de aríete com antecedência. Medidas preventivas são, portanto, frequentemente investigadas somente após o surgimento do problema. Além do mais, quando a causa do golpe de aríete for um equipamento operado à distância ou sazonalmente, uma investigação mais ampla e de longo prazo pode ser necessária.